Café nos Sertões Veredas - 07/03



Curso: Café nos Sertões Veredas

Com Eva Leones e Edson Dias

Sábados: 07/03, 14/03, 21/03 e 28/03

Horário: 10h às 12h

No Café e Livraria Sebinho (406 Norte, Bloco C)

Valor: R$ 350 (ou 2 parcelas de R$ 180)


Os trechos selecionados, do Grande Sertão: Veredas, serão oportunamente encaminhados por e-mail aos participantes


Inscrições e mais informações: travessiasdaliteratura@gmail.com


Quatro caminhos. Quatro viagens. Quatro distintos, mas complementares, modos de percorrermos, junto a Riobaldo e Diadorim, junto a Compadre Quelemém e Otacília, aquele sertão tornado linguagem em Grande Sertão: Veredas. O texto rosiano abraçado em sua radicalidade: seus aspectos sociológicos e narrativos, suas relações entre o natural, o erótico e o feminino, suas justaposições e contraposições de mundos mediados pela linguagem – ao mesmo tempo local e universal –, tempos, memórias e implicações no texto literário.


O propósito do curso é, a partir dos eixos temáticos selecionados pelos facilitadores e amparados em alguns – poucos – ensaios de críticos literários sobre a obra, a leitura integral do romance. O Café nos Sertões: Veredas pretende ser uma oportunidade para o desbravamento de um espaço literário por meio de uma conversa continuada para (e entre) aqueles e aquelas que queiram se embrenhar, sem garantias, pela mais arrojada aventura ficcional brasileira do século XX, onde “o sertão é o mundo” e o homem é “travessia”.


Aula 1 – 07/03 – História, Sociologia e Violência

Aula 2 – 14/03 – Religião, Pacto e Narração

Aula 3 – 21/03 – Linguagem, Tempo e Memória

Aula 4 – 28/03 – Natureza, Erótico e Feminino


Eva Leones é doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP – tendo defendido, em 2005, tese sobre o poeta mineiro Murilo Mendes – e mestre em Teoria da Literatura pela UnB, onde apresentou, em 1998, dissertação a respeito da recepção da obra do poeta Augusto dos Anjos. É responsável por cursos livres de literatura, desde 2001, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília. É, também, escritora e poeta.


Edson Dias é mestrando em Direito e Literatura, e bacharel em Direito pela UnB, onde defendeu, em 2017, a monografia “Sobrevivente, vítima, testemunha: B. Kucinski e o passado irrevogável da justiça de transição”. É responsável por cursos livres de literatura, desde 2018, em Brasília. É, também, escritor e poeta.

Indice novo.png

406 Norte, Bloco C - Asa Norte

Livraria: Seg a Sáb: 12h - 19h

Avaliação e Compra pela loja: Seg a Sáb: 12h- 19h