406 Norte, Bloco C - Asa Norte

Sebinho Café: Seg a Sex: 12h - 23h. Sábados 8h30 - 23h

Livraria: Seg a Sáb: 09h - 22h

Avaliação e Compra pela loja: Seg a Sáb: 09h30 - 17h30

    Lançamento - Coletivo "Travessias da Literatura" e sarau Cora Coralina - 130 anos - 09 de Novembro



    No próximo dia 09 de novembro, das 17h às 20h, o Coletivo “Travessias da Literatura” fará o lançamento de suas atividades no Sebinho. A artista homenageada para marcar a data é a poeta Cora Coralina, cujos 130 anos foram completados em agosto último. Além da parceria com o Sebinho, o evento contará com o apoio de promotores culturais de diferentes áreas e que trabalham, direta ou indiretamente, com a obra da artista. 

    Na programação estão previstas, além da apresentação do Coletivo: exibição do filme “O colar de Carolina”, com a presença do diretor, Reginaldo Gontijo; conversa com Bismarque Villa Real sobre a Associação de Amigos do Caminho de Cora Coralina – instituição que busca desenvolver, do ponto de vista econômico e social, os lugares do interior de Goiás por onde a poeta passou; depoimentos sobre a relação com a obra e leitura de poemas por parte do público e dos organizadores, por meio de um sarau ou “colar” afetivo de lembranças, com a presença da escritora Waleska Barbosa.  


    Programação:


    Abertura 

    Apresentação do Coletivo “Travessias da Literatura” – Eva Leones, Edson Sousa e Valéria Nunes  

    Associação AMIGOS do Caminho de Cora Coralina – Bismarque Villa Real, diretor 

    Cora Madrinha Coralina – destaques da obra da poeta – Eva Leones 

    Introdução ao filme “O colar de Coralina” – Reginaldo Gontijo, diretor 

    Exibição do filme “O colar de Coralina” 

    Sarau SEBINHO Homenageia Cora: “Traga seu texto ou lembrança preferida e exponha no COLAR de Coralina”  

    Convidada: Waleska Barbosa, autora de “O Colar de Coralina”, in: Que o nosso olhar não se acostume às ausências.  Brasília, 2019. 


    Apresentação


    O Coletivo “Travessias da Literatura” faz curadoria e mediação literária e trabalha para a ampliação da comunidade leitora e escritora. Para realizar ações e mediações que promovam educação, cultura e arte – ao longo da vida –, inspira-se na relação entre viagem e literatura. 

    O Coletivo integra o movimento que trabalha para ampliar a comunidade leitora e escritora no Brasil, com o pressuposto de que, com a mediação e a educação de mediadores criativos, se produz impacto em um número maior de pessoas para que elas possam encontrar suas próprias formas de autoexpressão e autonomia para interpretação e curadoria de leitura autêntica do mundo e da palavra. Essa independência literária se concretiza na coletividade, na coautoria e na cooperação entre as diferentes frentes produtoras de escritaria, com foco em vivências. 

    Instagram: @travessiasdaliteratura 

    e-mail: travessiasdaliteratura@gmail.com


    Eva Leones

    Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, com tese sobre a relação entre poesia e cultura popular. Mediadora de leitura em projetos de formação de leitores e professora de cursos livres e de oficinas de criação literária, desde 2000, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. É também escritora e artesã nas horas vagas. 

    Instagram: @euevaleones 


    Edson Dias Sousa


    Mestrando em Direito e Literatura, bacharel em Direito pela UnB, onde defendeu, em 2017, a monografia “Sobrevivente, vítima, testemunha: B. Kucinskie - o passado irrevogável da justiça de transição”. É responsável por cursos livres de literatura, desde 2018, em Brasília, e também poeta e escritor.  

    Instagram: @edsondjsousa 


    Valéria Barros Nunes


    Pedagoga. 

    valeriabarrosnunes@gmail.com

    Data: 09 de novembro de 2019 

    Horário: 17h - 20h 

    Loca: Livraria Sebinho406 Asa Norte.