406 Norte, Bloco C - Asa Norte

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    Lançamento - "Educação e Integralidade Humana pela Perspectiva Histórico-Cultural" - 28 de Novembro



    Lançamento do livro “Educação e Integralidade Humana pela Perspectiva Histórico-Cultural”

    Autoras: Sheyla Gomes De Almeida e Patricia Lima Martins Pederiva

    Data: 28 de novembro de 2019 às 18:30

    Local: Livraria Sebinho 406 bloco C Ana Norte.

    Entrada franca!


    RELEASE DO LIVRO


    Este livro é resultado da dissertação do mestrado realizado na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, por meio da parceria da orientanda Sheyla Gomes de Almeida e da orientadora Patrícia Lima Martins Pederiva. 

    Para compreendermos o valor da presente obra é fundamental termos clareza das inquietações da autora: “Como e por que nos perdemos NO e DO coletivo?” Esta e outras questões desencadeadoras da pesquisa que deu origem a este livro merecem nosso olhar atento e perscrutador: que concepções, pressupostos e valores norteiam a educação? É possível subverter processos educativos jurássicos, criar escolas sem aulas, turmas, ciclos ou provas? Como o sonho, a utopia, podem se consubstanciar em “processos educativos intencionalmente organizados para o desenvolvimento do ser humano em sua integralidade?”


    Não pense o leitor que vai encontrar, neste livro, uma receita para a educação democrática.  É nos caminhos da sensibilidade e do diálogo, aliados aos valores de uma educação para o ser social e político, que compreenderá como viabilizar a construção de uma educação para a liberdade como ato de resistência sustentado por valores democráticos, como processo que reconhece e respeita as infâncias, no plano singular e coletivo, objetivo e subjetivo. Uma educação que nos humanize, em que o corpo, os afetos e as cognições não percorram corredores separados, em que a ética, a estética, a cultura e as relações humanas respeitosas e solidárias se façam presença sensível e imprescindível.


    Dra. Maria Alexandra Militão Rodrigues


    É um trabalho elaborado com rigorosidade metódica e que não negligencia às dimensões políticas contidas na prática educativa escolar. Apoiados no pensamento de Vigotski, a autora deslinda de maneira muito simples os complexos conceitos de Signos e Ferramentas, que ao situá-los nas imbricadas “atividades mediadoras” exercem funções de intercessão do ser humano com a realidade social.

    Diante de tanta beleza e dignidade desse trabalho de investigação, reflete a sua relevante contribuição social para esse momento histórico do país, por tocar na questão mais central da educação: o amor e a confiança no ser humano e em seu potencial.


    Dra. Joelma Carvalho Vilar

    SOBRE AS AUTORAS:

    SHEYLA GOMES DE ALMEIDA


    Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UNB); Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas (GEPPE – Certificado pelo CNPq); Especialista em Gestão Pública e Sociedade pela UFT. Bacharel em Serviço Social pela UNISULMA. Experiência como consultora técnica de Organismo Internacional no âmbito de Políticas Públicas Governamentais para a Agricultura Familiar; Professora e Educadora Popular.

     

    PATRICIA LIMA MARTINS PEDERIVA


    Possui Pós-Doutorado no Departamento de Psicologia Evolutiva y Educación de la Universidad Autónoma de Madrid, España. Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília. Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Especialização em Execução Musical pela Universidade de Brasília. Licenciatura em Música pela UNB. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas (GEPPE – Certificado pelo CNPq).