406 Norte, Bloco C - Asa Norte

Sebinho Café: Seg a Sex: 12h - 23h. Sábados 8h30 - 23h

Livraria: Seg a Sáb: 09h - 22h

Avaliação e Compra pela loja: Seg a Sáb: 09h30 - 17h30

    Lançamento - “Ensino SUPERIOR com Metodologias Ativas: na prática, como se faz” - 09 de Dezembro



    Este livro foi construído colaborativamente com a participação de diversos professores, com várias experiências na docência do Ensino Superior, em diferentes áreas e instituições de ensino. O objetivo era diversificar e demonstrar que o ensino pode ser SUPERIOR se utilizar as Metodologias Ativas em vários contextos e ambientes.


    Muitos livros abordam o tema Metodologias Ativas, mas poucos trazem aplicações práticas em diferentes contextos. A partir das diversas experimentações e experiências individuais bem sucedidas, resolvemos consolidar e disponibilizar este conteúdo para que outros educadores possam vivenciar a transformação que é possível ser feita em uma sala de aula.

    São apresentadas 36 técnicas e oficinas aplicadas ao Ensino Superior de variadas disciplinas e Cursos. Para facilitar o entendimento, as técnicas/oficinas foram divididas em cinco grupos:


    - Técnicas lúdicas

    - Oficinas criativas

    - Técnicas baseadas em problemas

    - Técnicas envolvendo jogos e simulações

    - Técnicas ou ferramentas já existentes e adaptadas para o Ensino Superior

    Todas as técnicas são descritas detalhadamente considerando seus objetivos, sua metodologia e seus pontos para discussão.


     Esperamos que esta leitura seja inspiradora e transformadora e que em breve, você possa se juntar a este grupo compartilhando suas experiências para nossa próxima edição.

    Autores do Livro 


    Ensino SUPERIOR com Metodologias Ativas: na prática, como se faz

    Angelica Toffano Seidel Calazans - UniCEUB - DF


    Possui doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2008) e mestrado em Gestão do Conhecimento e TI pela Universidade Católica de Brasília (2003). Atuou 28 anos como especialista da Caixa Econômica Federal. Professora universitária há mais de 15 anos, atuando na graduação e pós-graduação de cursos de TI, Contabilidade e Administração.


    Eloisa Toffano Seidel Masson - UniCEUB - DF


    Mestre em Gestão do Conhecimento e TI pela Universidade Católica de Brasília (2015), possui 31 anos de experiência na área de TI, atuando no gerenciamento de equipes de desenvolvimento, na implantação de ERPs e no desenvolvimento e utilização de Metodologias de Gerenciamento de Projetos e Métodos Ágeis. Desde 2008, atua como Consultora de TI na Caixa Econômica Federal. Há 4 anos, é professora universitária dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis e Administração.


    Mauro Castro de Azevedo e Souza - UniCEUB - DF


    Possui graduação em Administração de empresas (Universidade Católica de Brasília, 1987), especialista em Comunicação Social (UniCEUB, 1994) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor titular do UniCEUB - Centro Universitário de Brasília. Coordenador do curso de pós-graduação em Marketing Digital - UniCEUB.


    Isabel Sofia Brito - Instituto Politécnico de Beja -  Beja, Portugal


    Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Beja na área de Informática, doutorada em Informática pela Universidade Nova de Lisboa. Leciona unidades curriculares na área de engenharia de software, bases de dados relacional e NoSQL, e segurança nos sistemas de informação.


    Roberto Ávila Paldês - UniCEUB - DF


    Doutorando em Informática pelo Departamento de Ciência de Computação da UnB. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília.  Atua como professor nos Cursos de Graduação em Administração, no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além da Pós-graduação em Engenharia de Requisitos de Software. É coordenador da Pós-graduação lato sensu, na modalidade a distância, do Curso de Engenharia de Requisitos de Software.


    Ricardo Ajax Dias Kosloski - UnB - DF


    Pós graduação em Engenharia de Software (2003) e mestrado pela Universidade Católica de Brasília (UCB) - 2005. Atualmente prof Assistente II da Universidade de Brasília (desde 2011), atuando em temas como Engenharia de Software, Métricas de software, Testes de software, Qualidade e produtividade em desenvolvimento de software, Uso de metodologias ativas no ensino de graduação.


    Cristiane Soares Ramos - UnB - DF


    Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação (2004), área de concentração: engenharia de software. Graduada em Ciência da Computação (1997) pela Universidade Católica de Brasília. Professora do curso de Engenharia de Software da Faculdade do Gama da Universidade de Brasília desde 2010. Desenvolve atividades acadêmicas como professora há 15 anos, ministrando disciplinas associadas a: Métodos de desenvolvimento de software; Medição e análise; Qualidade de software e Melhoria de processos de software.


    Fernando de Albuquerque Guimarães - UniCEUB - DF


    Coordenador e professor do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Bacharelado em Ciência da Computação do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Também é professor do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Requisitos do UniCEUB, nas modalidades presencial e a distância. Graduado em Engenharia Elétrica, com especialização Eletrônica, pela UnB – Universidade de Brasília, fez especialização em Análise de Sistemas na UCB - Universidade Católica de Brasília. Possui Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela UCB - Universidade Católica de Brasília.


    Lançamento do livro “Ensino SUPERIOR com Metodologias Ativas: na prática, como se faz”

    Autores: Angélica Calazans

                    Eloisa Masson

                    Mauro Souza

                    Isabel Brito

                     Roberto Paldês

                    Ricardo Kosloski

                    Cristiane Soares

                    Fernando Guimarães

    Data: 09 de dezembro às 18:30, na livraria Sebinho 406 bloco “C” Asa Norte.

    Entrada Franca!